Militar da Marinha natural de Viseu lança livro sobre a segurança do Ciberespaço

O Primeiro-tenente António Ramos Carvalho é o autor do livro “As informações na Segurança do Ciberespaço – Uma abordagem holística à segurança neste domínio”, recentemente apresentado ao público.

​​​​​​Este livro resulta de uma longa investigação realizada no decurso do Mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço, lecionado no Instituto Superior Técnico, em parceria com a Faculdade de Direito e a Escola Naval, abordando temas como o Ciberespaço, a Segurança no Ciberespaço, as Informações, o Conhecimento Situacional no Ciberespaço e a partilha de informação e de informações, entre as principais entidades que contribuem para a segurança deste ambiente.

O Tenente António Carvalho, de 36 anos de idade é natural de Cabanas de Viriato, sendo, atualmente, o Chefe da Secção de Comunicações do Comando Naval. Na sua obra, destaca que “neste ambiente de profunda volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade as informações, enquanto fonte de conhecimento das ameaças existentes no ciberespaço e da orquestração e condução de ataques, podem contribuir, significativamente, para a antecipação, prevenção e mitigação de ciberataques.”