Maior edição de sempre da Feira de São Mateus inaugurada pelo Presidente da República

Depois de dois anos de paragem, a Feira regressa com 49 dias de festa, de 04 de agosto a 21 de setembro. A maior Feira do país oferece inúmeros espetáculos musicais, com artistas portugueses e estrangeiros: Lucas Netto, Kevinho, Álvaro de Luna, Toy, José Cid, Diogo Piçarra e Barbara Bandeira são alguns dos cabeças de cartaz. O programa inclui diversos eventos desportivos nacionais e internacionais. Nos 630 anos da Feira há uma novidade relacionada com os pagamentos: é possível utilizar pulseiras Cashless. – Foram oferecidos vouchers de entrada a mais de 3.000 profissionais de saúde de Viseu, como forma de reconhecimento do esforço no combate à Covid 19.

Está tudo a postos para o arranque da maior edição de sempre da Feira de São Mateus, que é inaugurada hoje, 04 de agosto, às 21h30, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e pelo Presidente da Viseu Marca, Pedro Alves.

O evento está de regresso depois de dois anos de paragem forçada, na sequência da pandemia, e ao longo de 49 dias, entre 4 de agosto e 21 de setembro, a Feira mais antiga da Península Ibérica vai oferecer aos milhares de pessoas que, habitualmente, a visitam inúmeros espetáculos musicais, eventos desportivos, a possibilidade de provarem a gastronomia regional e muita animação.

A abertura vai ser ao som do Coro Mozart, no dia seguinte, 05 de agosto, é a vez de José Cid e a festa prossegue pelo palco principal, com muitos nomes nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Kevinho, a 12 de agosto; Álvaro de Luna, dia 14 de agosto; Lucas Netto, a 09 de setembro; Os Quatro e Meia; Diogo Piçarra, Barbara Bandeira; Mishlawi; DAMA; Fernando Daniel; Toy; Grupo Revelação; Moullinex Dj Set, entre variadíssimos outros artistas.

O programa inclui, também, diversos eventos desportivos, são os casos, por exemplo, da Meia Maratona de Viseu, do Rally Constalica Vouzela e Viseu e do Torneio Internacional de Andebol. Desde a 1ª edição, há 630 anos, que a Feira de São Mateus é realizada no mesmo recinto e nos 75 mil metros quadrados do evento vão estar cerca de 300 expositores, também com muitas propostas gastronómicas.

Com o objetivo de facilitar a vida aos inúmeros visitantes, este ano há uma novidade relacionada com as pulseiras Cashless. Para além dos métodos mais convencionais de pagamento, será possível utilizar estas pulseiras que podem ser carregadas e permitem fazer todos os pagamentos no recinto, incluindo a entrada na Feira.

Como forma de reconhecimento do esforço e do trabalho desenvolvido no combate à Covid-19, os Presidentes da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e da Viseu Marca, Pedro Alves, ofereceram ontem um voucher de entrada na Feira a mais de 3.000 profissionais de saúde do Centro Hospitalar Tondela Viseu e do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões (ACES).

Pedro Alves, Presidente da Viseu Marca, a entidade organizadora, destaca o regresso da Feira como “de extrema importância para a Região, mas não só, dado que se trata do mais importante evento do género em Portugal, que atraí visitantes de todo o país e estamos extremamente satisfeitos em poder, de novo, recebê-los, depois do período conturbado da pandemia. Este regresso só poderia acontecer nestes moldes, com a maior edição alguma vez realizada, com mais de 130 eventos em que tivemos a preocupação de garantir propostas para diferentes públicos, e convidamos todos a deslocarem-se a Viseu para esta grande festa. Acreditamos que vai ser mais uma Feira de São Mateus marcada pelo sucesso, também pelo facto de as pessoas estarem desejosas destes momentos de convívio e animação”.