Expodemo com provas de vinhos Távora-Varosa, Douro e Dão e conversas com especialistas do setor

A Expodemo é a Festa da Maçã, mas o Vinho ganha identidade no programa. E cada vez mais! Tem espaço próprio no recinto e as três regiões demarcadas que se cruzam no território – Távora-Varosa, Douro e Dão – estão representadas durante todo o certame e vão envolver conversas com os ‘Senhores do Vinho’: Dirk Niepoort, Álvaro de Castro, João Roseira e Agostinho Peixoto. Tudo moderado por Amadeu Araújo, jornalista do semanário Expresso. Ao todo, estarão representadas 50 marcas de vinho.

Os diálogos à volta do vinho vão acontecer no segundo dia do evento, sexta-feira, 16 de setembro, a partir das 18 horas: Dirk Niepoort, do Douro, e Álvaro de Castro, do Dão, conversam sobre um projeto pioneiro destas duas regiões: o vinho ‘Doda’, que alia a elegância, frescura e longevidade dos vinhos do Dão à estrutura e potência dos vinhos do Douro. O projeto concilia a fruta dos solos de xisto do Douro com os aromas de caruma e mineralidade dos solos graníticos do Dão. O vinho ‘Doda’ é produzido com uvas da Niepoort e da Quinta da Pellada/Saes.

No mesmo dia ainda, mas pelas 19h30, ocorrerá uma prova harmonizada de vinhos do Porto dinamizada por João Roseira, da Quinta do Infantado e do simplesmente…Vinho. A atividade harmoniza os vinhos do Porto da Quinta de Santa Eufémia, Quinta do Infantado, Alves de Sousa e Real Companhia Velha com a maçã bravo de Esmolfe e Granny Smith, queijo curado e pastel de nata de maçã (Demo de maçã).

No sábado, 17 de setembro, é o dia “Távora-Varosa”, com Agostinho Peixoto, Ceo da Espumanteria Portuguesa, a comentar quatro espumantes: Terras do Demo, da Cooperativa Agrícola do Távora, Murganheira, Hehn & Meireles e Casa do Vinhago.

A Comissão Vitivinícola Regional do Távora-Varosa vai estar institucionalmente a representar os produtores no stand da Prova de Vinhos durante todo o certame.

Na Expodemo vão estar presentes 50 marcas de vinho das três regiões demarcadas:

Távora-Varosa: Tempo Largo; Casa do Vinhago; Casa dos Viscondes da Várzea; Casa de Sta. Eufémia; Casa Santo António Britiande; Casca Wines; Raposeira; Cooperativa Agrícola do Távora; Hehn & Meireles; Titan Of Távora-Varosa; Quinta da Moita; Quinta das Cepas; Murganheira e Wine Attitude.

Douro: Quinta do Infantado; Quinta dos Tourais; Niepoort; Quinta da Covada; Quinta da Carregosa; Real Companhia Velha; Quinta do Portal; Parceiros na Criação; Villa Medini; Poeira; Casa dos Varais; Quinta de La Rosa; Quinta da Videira Grande; Trintorum; Mafarrico; Quinta dos Nogueirões; Lucinda Todo Bom; Marília; Quinta de Santa Eufémia; Alves de Sousa; Alta Pontuação e Titan Of Douro.

Dão: Quinta do Perdigão; Quinta da Fata; Quinta da Pellada/Saes; Quinta de Lemos; MOB; Fidalgas de Santar; UDACA; Quinta dos Monteirinhos; Adega Cooperativa de Penalva do Castelo; Casa da Passarella; Adega da Corga; Vinha Paz e Ribeiro Santo.