Aldeia do Bunheiro volta a organizar a Festa de S. Mateus

De 21 a 25 de setembro, o Bunheiro, no Concelho da Murtosa volta a celebrar o padroeiro São Mateus, com um programa festivo totalmente idealizado e concretizado pelas instituições locais, naquela que é a primeira iniciativa do programa de valorização local associado à recente classificação como “Aldeia de Portugal”.

Recuperando uma das mais vincadas tradições da freguesia, o Bunheiro volta a organizar a Festa de São Mateus que, nos últimos anos, tem tido apenas a componente religiosa, adicionando-lhe a parte mais “profana”, com animação popular proporcionada pelas associações locais.

O programa festivo, que acontecerá no centro do Bunheiro, no largo contíguo ao cemitério, começará na quarta-feira, dia 21 de setembro, pelas 10H00, com a Eucaristia do Dia de São Mateus, na Igreja Matriz;

No sábado, dia 24 de setembro, pelas 22H00, o palco instalado no largo do cemitério recebe uma “Noite de Folclore”, com a atuação do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” e do Rancho Folclórico “As Andorinhas de São Silvestre”.

Finalmente, no domingo, dia 25 de setembro, pelas 9H30, realizar-se-á a Eucaristia Dominical, seguida de procissão, acompanhada pelo Grupo Musical Bunheirense. À tarde, o recinto da festa recebe, a partir das 15H00, o concerto do Grupo Musical Bunheirense e jogos tradicionais, dinamizados pela Associação Cultural Bunheirense.

A “Festa de S. Mateus” é a primeira iniciativa do plano de valorização local depois da classificação do Bunheiro como Aldeia de Portugal, por parte da ATA – Associação do Turismo de Aldeia, materializada no âmbito de um projeto de cooperação do Grupo de Ação Local (Aveiro Norte), onde se integra o Município da Murtosa.

O projeto Aldeias de Portugal visa a criação de atrativos turísticos para o território, através da valorização do património cultural, da genuinidade das comunidades, assim como da preservação dos costumes e tradições.

A classificação do Bunheiro como “Aldeia de Portugal” possibilita uma maior divulgação da freguesia e de todo o concelho, através da integração numa rede nacional – Rede das Aldeias de Portugal.

Associada à classificação como “Aldeia do Bunheiro” está a criação de um Plano de Valorização da Aldeia, que pressupõe o envolvimento de toda a comunidade, da Junta de Freguesia à Câmara Municipal, passando pelas associações locais, instituições e cidadãos em geral, na sua idealização e materialização, concentrando um conjunto de iniciativas de dinamização, no sentido da sua divulgação junto da comunidade e dos visitantes.