David Macário recebeu o maior prémio mundial em Inovação Têxtil atribuído ao Grupo ERT

David Macário, Gerente de Inovação do Grupo ERT, natural de Penalva do Castelo, recebeu em nome do Grupo ERT o maior prêmio mundial em Inovação Têxtil – Techtextil Innovation Awards 2022 na categoria “Novas Abordagens sobre Sustentabilidade & Economia Circular”.

Foi na Techtextil que a ERT, multinacional portuguesa com instalações na Europa, África do Norte e América do Sul, se destacou com um Prêmio de Inovação na categoria “Novas Abordagens sobre Sustentabilidade & Economia Circular”.

Techtextil Innovation Awards 2022 tem como objetivo honrar o excelente desempenho em pesquisa, novos materiais, produtos e tecnologias, além de aplicações. Fundada em 1992 em um dos principais centros industriais do norte do país, São João da Madeira, a ERT começou produzindo têxteis técnicos para coberturas de calçados. 30 anos depois, com mais de 1000 funcionários e um faturamento de mais de 100 milhões de euros, a ERT é hoje uma multinacional no setor automotivo, ainda ativa em componentes têxteis e outros materiais para calçados.

João Brandão, CEO do Grupo ERT, destaca que “o fato de recebermos esse prêmio no ano em que o ERT comemora 30 anos é um incentivo para que continuemos a crescer e crescermos por mais 30 anos”.

O ERT, trabalhando com os parceiros tecnológicos (CITEVE, CeNTI e CTIC), apresentou o conceito “Valorização dos resíduos naturais de couro da indústria automobilística para o desenvolvimento de revestimentos têxteis inovadores”, que nasceu da constante preocupação de poder reutilizar resíduos de processos produtivos como substratos têxteis e couro e consiste em uma técnica inovadora, onde os aparadores de couro são quimicamente transformados em uma solução através da qual é possível fazer um revestimento que será usado no interior do carro.

Uma “tecnologia de grande escala para a valorização dos aparadores de couro” desenvolvida em conjunto com parceiros tecnológicos e industriais e que rendeu à ERT um dos mais prestigiados prêmios internacionais de inovação têxtil.

Para David Macário, Gerente de Inovação do Grupo ERT, este prêmio é “o reflexo de uma política de investimento em inovação que foi implementada pela administração há mais de 10 anos e que agora está mostrando seu potencial”.

Um “pequeno passo” para se tornar referência em inovação empresarial na economia circular, com um produto sustentável que garante o uso total e total do lixo.

Fonte: ERT