Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo abre candidaturas e aumenta valor das bolsas de estudo

A Câmara Municipal já abriu as candidaturas para a atribuição das bolsas de estudo para os estudantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano letivo. Este valor foi atualizado e o apoio sofreu um aumento de 55,68 euros, (cerca de 8%), fixando-se agora nos 746,11 euros, valor que não era alterado desde 2011.

Para se candidatem às bolsas de estudo, os alunos interessados têm de cumprir com alguns requisitos, nomeadamente terem sido residentes no concelho e frequentado a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, realizando lá o ensino secundário e ingressando no Ensino Superior, ou frequentado o 10.º e 11.º anos, no caso de ingressarem num Curso de Especialização Tecnológica. Os alunos que, sendo residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, frequentaram outro estabelecimento de ensino também poderão candidatar-se a este apoio, desde que tenham frequentado uma área de estudos que não se encontrava disponível no Agrupamento de Escolas.

Para o Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo esta atualização de valores “é importantíssima devido à inflação que estamos a viver e também porque desde a sua criação, há 11 anos, o valor nunca tinha sido alterado, sendo agora mais justo e adequado à realidade”. Carlos Condesso afirma, também, que “este ano as candidaturas às bolsas de estudo foram antecipadas para o início do ano letivo e não a meio ou no fim, como em anos anteriores, permitindo aos alunos e famílias receberem este suporte financeiro mais cedo, pois sabemos o quão difícil é fazer frente às primeiras despesas inerentes à deslocação para outras localidades”.

Os alunos interessados devem preencher os documentos disponíveis no site institucional do Município e entregá-los na câmara Municipal, estando o período de candidaturas aberto até dia 28 de outubro de 2022.