Festa da Castanha de Sernancelhe acontece de 28 a 30 de outubro e comemora 30 anos

A 30ª edição da Festa da Castanha tem data marcada para 28, 29 e 30 de outubro. Mantendo o formato tradicional, o evento primará por ser uma montra para produtores e empresas, impulsionando a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetando turisticamente o território como espaço de história, onde a identidade se cultiva e celebra.

Este ano assinalam-se 30 anos de evento, pelo que se aguarda a visita de milhares de pessoas, os passeios pedestre e BTT pelos soutos da castanha Martaínha atingirão novos recordes de participação e a abertura do certame caberá a Luís Montenegro, Presidente do Partido Social Democrata. A TVI é parceira desta edição da Festa da Castanha, realizando o programa “Somos Portugal” no dia 30 de outubro.

Durante três dias serão dezenas de momentos de cultura e animação com grupos de música tradicional portuguesa, não faltando fado à desgarrada com Borguinha de Braga e Nati Vieira, o Rancho Folclórico de Sernancelhe, o grupo de música tradicional Chulada da Ponte Velha, animação de rua, sessões de “showcooking”, em que estará presente o Chef Fábio Bernardino, e os já tradicionais e muito concorridos trail, caminhada e passeio BTT “Rota da Castanha e do Castanheiro” e ainda o passeio equestre “Rota da Castanha”, assim como os concursos da Melhor Castanha Soutos da Lapa e do Melhor Doce de Castanha.

No em que cumpre 30 edições, a Festa da Castanha confirma-se como o evento com maior longevidade do Concelho e uma manifestação popular única que começou em 1992. É um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objetivos definidos. E ainda logrou muito mais ao registar, no país, a marca “Terra da Castanha” como símbolo que hoje identifica, explica e diferencia Sernancelhe.

Tradição, dinamismo económico e futuro do setor agrícola são premissas que o Município garante com o evento Festa da Castanha. E o resultado tem sido claro na notoriedade alcançada pela castanha Martainha, no posicionamento deste fruto no mercado e no impulso económico que representa para centenas de produtores do Concelho e da Região.

Para esta extraordinária prestação da castanha Martaínha no Concelho de Sernancelhe concorrem os produtores, que são responsáveis pelos mais de mil hectares de castanheiros que ocupam hoje o nosso território, as empresas, que recolhem e fazem chegar este fruto aos diversos mercados, representando a castanha mais de quatro milhões de euros de receitas anuais para Sernancelhe.

Autenticidade é uma marca da Festa da Castanha, certame que alia etnografia, arte, cultura, e gastronomia – a castanha ganhou novos usos culinários e doceiros e está cada vez mais requintada, sendo geradora de retorno também para a restauração e a hotelaria.

A abertura da Festa da Castanha de Sernancelhe será no 28 de outubro, pelas 18:30 horas, no Expo Salão e prolongar-se-á pelas pelos dias 29 e 30.