Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva elegeu novos órgãos sociais

A Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) elegeu ontem, por maioria dos presentes em reunião, os novos órgãos sociais da instituição para o próximo biénio, nas instalações da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, em Viseu.

João Paulo Gouveia, vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, volta a exercer a presidência desta associação. A direção é ainda constituída pelo Município de Vila Nova de Paiva, no lugar da vice-presidência. Como vogais voltam a estar os municípios de Oliveira de Frades, de São Pedro do Sul e de Vouzela.

Segundo o reeleito presidente da ADDLAP, “continuaremos a trabalhar nos próximos dois anos na concretização de projetos que permitam potenciar economicamente as nossas localidades e o nosso território. A nossa grande missão é implementar uma estratégia de desenvolvimento territorial forte, integrada e coesa no território do Dão Lafões e Alto Paiva”.

A presidir à Assembleia Geral continuar a estar a Termalistur – Termas de São Pedro do Sul, seguindo-se a Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção como vice-presidente e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, enquanto secretário. Já no Conselho Fiscal foi eleita a Escola Profissional de Vouzela, assumindo o cargo de secretário a Diocese de Viseu, e o de diretor o Instituto Politécnico de Viseu.

A ADDLAP tem como objetivo a promoção do desenvolvimento local e regional integrado, designadamente através da gestão de financiamento comunitário de projetos e iniciativas públicas e privadas. A única lista apresentada à votação foi eleita por maioria, tendo de imediato tomado posse, ficando assim constituídos os novos órgãos sociais:

Assembleia Geral

  • Presidente – TERMALISTUR -TRERMA DE SÃO PEDRO DO SUL, E.M.
  • Vice-Presidente – VISEU MARCA – ASSOCIAÇÃO DE CULTURA, EVENTOS E PROMOÇÃO
  • Secretário – COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL DO DÃO

Direcção

  • Presidente – MUNÍCIPIO DE VISEU
  • Vice-Presidente – MUNÍCIPIO DE VILA NOVA DE PAIVA
  • Vogal – MUNÍCIPIO DE OLIVEIRA DE FRADES
  • Vogal – MUNÍCIPIO DE SÃO PEDRO DO SUL
  • Vogal – MUNÍCIPIO DE VOUZELA

Conselho Fiscal

  • Presidente – ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA
  • Secretário – DIOCESE DE VISEU
  • Relator –INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

ADDLAP prepara a estratégia 2030

A ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva já tem em curso a preparação da Estratégia Desenvolvimento Local ADDLAP2030, do próximo período de programação, para o território de intervenção que engloba os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

O ano de 2023 trará vários desafios à entidade, entre os quais, se destacam a execução dos projetos apoiados, atividades de formação, de cooperação e de animação territorial, bem como candidaturas a instrumentos financeiros, como Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e/ou outras iniciativas do Acordo de Parceria Portugal 2030.

É mais um momento para apresentação das linhas orientadoras e auscultação dos parceiros. Trata-se de um processo participativo que se encontra a decorrer desde o ano de 2021. A estratégia continuará a ter enfoque nos temas de desenvolvimento de uma economia da Terra, promoção de uma ruralidade moderna, empreendedora, competitiva e colaborativa, consolidação de um território de bem-estar e de coesão – território de sucesso educativo e de acesso à cultura e à saúde, dando também uma nova visibilidade às “marcas” do território.

Os cidadãos podem também contribuir para a construção da estratégia ADDLAP2030, através do preenchimento do questionário online disponível para toda a comunidade na site da ADDLAP em: Contributos para a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) – ADDLAP 2030 | Questionário (google.com)