Serra do Caramulo recebe a 6 e 7 de maio a OCR Police Challenge

A Serra do Caramulo, em Tondela, acolhe a 6 e 7 de maio a primeira de três etapas da corrida de obstáculos OCR Police Challenge, uma das mais desafiantes em Portugal. O Caramulo vai ser palco da tirada dedicada à vertente de montanha do campeonato Trichallenge 2023.

A corrida de obstáculos reunirá no concelho tondelense inúmeros atletas, que encontrarão na montanha um desafio de superação, resiliência, diversão e emoções únicas. Esta é a primeira vez que Tondela vai receber este evento desportivo.

“Esta prova é uma novidade. É deste tipo de provas que queremos que se realizem aqui no Caramulo”, enfatizou Carla Antunes Borges, presidente da Câmara de Tondela, esta manhã, na conferência de imprensa de apresentação do evento desportivo.

“O Caramulo é uma das principais marcas que temos no concelho, não só do ponto de vista turístico, no desporto automóvel, mas também no desporto mais radical e de lazer. E esta é uma forma de termos o Caramulo sempre no mapa”, acrescentou.

A OCR Police Challenge é uma prova acessível a todas as idades, estando dividida em três categorias: Fun, Open e Elite.

No conceito de Fun os atletas participam de forma lúdica, em equipa com familiares e ou amigos, podendo ajudar-se uns aos outros a transpor os obstáculos. Na vertente Open, que já é semi-competitiva, os participantes alinham individualmente, mas sem a pressão classificativa. Já a ronda de Elite possui grande competitividade, com os atletas a lutarem pelos melhores resultados e classificações no pódio.

O circuito a percorrer tem dez quilómetros, começando e acabando junto ao Museu do Caramulo. Pelo meio, os participantes vão encontrar 30 obstáculos.

“Os atletas sobem a encosta junto às eólicas, aproveitando as melhores vistas da serra, fazem toda a encosta, descem à zona dos viveiros, também isto para conhecerem um pouco da região, e depois dos viveiros terminam a prova aqui junto ao Museu”, afirmou Nelson Correia, da empresa organizadora da competição.

A prova desportiva decorre no domingo, dia 7 de abril, iniciando-se cerca das 09h00. Em paralelo realizar-se-ão atividades desportivas e radicais para crianças.

Um dia antes, no sábado, realiza-se uma tirada especial, com uma pista adaptada para crianças dos 6 aos 12 anos, que visa incentivar à prática da modalidade junto dos mais novos.

Ainda no sábado ocorrerá um meeting nacional de OCR, onde estarão presentes várias entidades e personalidades da área. O encontro é aberto à participação de toda a comunidade.

As inscrições para a prova no Caramulo do campeonato nacional Trichallenge já abriram e podem ser realizadas em https://waitastart.com/caramulo-ocr-police-23/ . Já se inscreveram vários atletas, de norte a sul do país e até do estrangeiro.

“Já temos várias inscrições, inclusive de atletas internacionais, o que demonstra bem o interesse que esta prova tem. É uma prova pelo nível de inscrições já vamos percebendo que vai ser muito participada”, alegou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.

Já Nelson Correia explicou que 80% dos atletas participam na vertente mais lúdica, em grupo de amigos ou mesmo do ginásio.

“São pessoas normais e que gostam de correr e que pretendem um desafio diferente. Não é um evento elitista, é um evento para toda a comunidade”, vincou.

O presidente da Junta do Guardão, Ricardo Loureiro, disse esperar que a prova “corra da melhor forma e que a adesão em termos de participantes e de público seja massiva”.

“É fundamental para a nossa zona estarmos associados a este tipo de atividades, associados ao desporto aventura, de natureza. Este é um canal fundamental para darmos a conhecer a tanta gente que ainda assim não conhece alguns pequenos tesouros que ainda aqui temos escondidos”, referiu.

A Câmara de Tondela e a Junta de Freguesia do Guardão vão investir na iniciativa cerca de 25 mil euros.

Não tenho dúvidas nenhumas que este evento vai trazer um retorno muito claro para a Vila do Caramulo, com a possibilidades de as pessoas ficarem aqui hospedadas durantes dois dias”, defendeu Carla Antunes Borges.

O OCR (obstacle course racing) é uma corrida de obstáculos com muitos praticantes em todo o mundo. Em Portugal começou a ganhar expressão a partir do ano de 2017. A modalidade vai passar a integrar os Jogos Olímpicos, no segmento de pentatlo moderno, substituindo o hipismo.