Viseu Dão Lafões com maior volume de negócios de empresas Gazela da região Centro

A região Centro conta com 104 empresas Gazela, empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Das 104 empresas, 16 estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu Dão Lafões: nove em Viseu, duas em Vouzela e uma em Castro Daire, Mangualde, Santa Comba Dão, Sátão e Tondela. A CIM de Viseu Dão Lafões é, assim, a sub-região com o terceiro maior número de empresas Gazela em 2022 (a seguir à CIM Região de Aveiro, que lidera com 24 empresas Gazela, e à CIM Região de Coimbra, com 18). O município de Viseu (a par do município de Leiria) concentra o maior número de empresas Gazela (9) na Região Centro, em 2022.

Empresas Gazelas 2022 na CIM Viseu Dão Lafões

De acordo com os apuramentos efetuados pela CCDRC, que pelo décimo primeiro ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos para a CIM Viseu Dão Lafões:

  • O número de empresas Gazela identificadas nos municípios da CIM Viseu Dão Lafões cresceu face ao ano de 2021, passando de 11 para 16 empresas em 2022.
  • Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo duplicado as pessoas ao serviço entre 2018 e 2021, passando de 366 trabalhadores para 776 trabalhadores na CIM Viseu Dão Lafões.
  • O volume de negócios destas 16 empresas cresceu cerca de seis vezes, entre 2018 e 2021, pois faturaram 121,1 milhões de euros em 2018 e 748,4 milhões de euros em 2021. A CIM Viseu Dão Lafões regista o maior volume de negócios das Empresas Gazela 2022 da Região Centro, sendo também a CIM que regista o valor médio de volume de negócios por empresa mais elevado.
  • Treze das 16 empresas são de pequena dimensão, duas são de média dimensão e uma é de grande dimensão.
  • Sete destas 16 empresas (44%) desenvolvem as suas atividades na indústria transformadora, duas são empresas do setor da construção, duas do setor do comércio e duas dos transportes e armazenagem, enquanto as restantes, com uma empresa cada, são do setor da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, da atividade de consultoria, científicas, técnicas e similares e da atividade da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca.
  • Em termos de distribuição geográfica estão localizadas em sete dos 14 municípios do território da CIM Viseu Dão Lafões: Viseu (9), Vouzela (2) e Castro Daire, Mangualde, Santa Comba Dão, Sátão e Tondela (uma, em cada).

Empresas Gazelas 2022 na CIM Viseu Dão Lafões (com autorização para a sua divulgação)

O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no dia 26 de abril, no município de Águeda, e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O estudo completo para a Região Centro pode ser consultado em www.ccdrc.pt