IPDJ de Viseu: Workshop “O trabalho da REFOOD em Portugal e o contributo para os ODS: a experiência do Núcleo de Viseu”

O Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu em parceria com a Refood promove, um Workshop sobre “O trabalho da REFOOD em Portugal e o contributo para os ODS: a experiência do Núcleo de Viseu” que terá lugar nas instalações deste Serviço Desconcentrado, ni dia 5 de junho.


Neste workshop será apresentada a ação e missão da REFOOD, uma ONG que surge em Portugal em 2011 com a missão de resgatar alimentos, alimentar pessoas e incluir toda a comunidade local, criando uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. Um movimento Eco-Humanitário, 100% voluntário desenvolvido pela comunidade, com a comunidade e para a comunidade, que simultaneamente combate o desperdício alimentar, as carências alimentares, protege o ambiente e promove a cidadania ativa. 

Será igualmente feita uma abordagem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, sendo os participantes desafiados a efetuar o cálculo da sua pegada ecológica (website: Ecological Footprint Calculator), para tomada de consciência sobre o comportamento de cada um de nós no Planeta e identificação de soluções e práticas mais sustentáveis de modo a contribuirmos para cada ODS. Em trabalho prático de equipa será efetuada aanálise e discussão do contributo da REFOOD para a concretização dos ODS. 

Esta atividade será dinamizada no dia 05 junho, pelas 15.30 por:


Alexandra Laranjeira, voluntária pioneira e Coordenadora do Núcleo da REFOOD Viseu. Educadora de Infância e Coordenadora do Departamento Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas do Sátão.

 
Mariana Madeira, voluntária REFOOD Viseu. Frequenta o curso de Planeamento Regional e Urbano, mestre em Administração e Gestão Pública e licenciada em Economia pela Universidade de Aveiro. Tem centrado o seu trabalho no desenvolvimento sustentável, especialmente, na monitorização e avaliação através de indicadores dentro de contextos governativos.

Para mais informações / inscrições:

mailviseu@ipdj.pt