Viseu já é município-membro da Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Melhorar a qualidade de vida das cidades e do espaço urbano, privilegiando os peões e a mobilidade sustentável, são objetivos da Rede. Protocolo foi celebrado na quinta-feira, entre o Município de Viseu e o Instituto de Cidades e Vilas Com Mobilidade

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu na passada quinta-feira, dia 15 de junho, a cerimónia de entrega da bandeira e assinatura do protocolo de adesão do Município de Viseu à Rede de Cidades e Vilas que Caminham, dinamizada pelo Instituto de Cidades e Vilas Com Mobilidade. Esta é uma Rede exclusivamente portuguesa, que articula as suas ações com a Red de Ciudades que Caminan de Espanha.

“Viseu dá assim mais um passo importante rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo, que privilegia a qualidade de vida, incentiva a mobilidade sustentável e ainda atitudes mais conscientes e “amigas” do ambiente e da consequente descarbonização”, destacou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas. “Estamos verdadeiramente comprometidos em trabalhar para a comunidade, proporcionando condições e conforto, sem esquecer os objetivos globais e metas que temos de alcançar enquanto território que faz parte de um universo mais amplo”, afirmou o autarca.

São já vários os municípios portugueses que integram esta Rede, que se assume como uma plataforma de partilha de experiências, conhecimentos e boas práticas urbanas para a implementação de estratégias e políticas que contribuam para territórios mais sustentáveis e qualificados, vocacionados para as necessidades dos cidadãos enquanto peões.

Reforçar as condições de caminhabilidade na cidade; melhorar a qualidade de vida urbana e os parâmetros de saúde pública; universalizar a utilização do espaço público para todos; melhorar o comércio local e beneficiar a economia circular; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; e diminuir a emissão de gases poluentes são alguns dos objetivos que a Rede propõe aos municípios aderentes concretizar, através da participação destes num conjunto de projetos e ações, programas de apoio, entre outros.

“O Município de Viseu tem já um caminho percorrido na área da mobilidade. Temos vindo a concretizar investimentos que incentivam e privilegiam a mobilidade suave e acredito que esta adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham nos permitirá trabalhar em conjunto para alcançar mais e melhores resultados para todos”, concluiu o Presidente da Câmara.