Alcofra (Vouzela) recebe mostra da sopa seca no dia 15 de julho

É já no dia 15 de julho, sábado, que a Torre Medieval de Alcofra volta a ser palco da Mostra Gastronómica da Sopa Seca. O certame assinala em 2023 a sua oitava edição e tem como principal objetivo  promover e valorizar aquele que é um dos principais ex-libris gastronómicos da freguesia de Alcofra e do concelho de Vouzela – a sopa seca de Alcofra.

O evento tem início pelas 9h, com o percurso pedestre “PR3 – Trilho da Serra do Caramulo”. Segue-se, às 12h, a abertura da mostra gastronómica, com uma arruada pela Associação Grupo de Amigos dos Bombos de Alcofra. A partir das 15h atuam o Grupo de Cavaquinhos de Alcofra, o Grupo de Cavaquinhos de Pinheiro de Lafões, o Rancho Folclórico da Freguesia de Sul e do Grupo de Concertinas de Alcofra. A iniciativa termina com um lanche convívio pelas 19h.

Para além do programa cultural, haverá também venda de produtos locais, artesanato e visitas guiadas à Torre Medieval. A sopa seca é servida pelo restaurante Casa Arêde.

A 8ª Mostra Gastronómica da Sopa Seca de Alcofra é promovida pela Junta de Freguesia de Alcofra e pela Câmara Municipal de Vouzela.