Fórum Viseu com sustentabilidade no “Centro”


As preocupações ambientais já tomaram conta das atividades das empresas, com o intuito de promover um futuro mais sustentável e saudável. No caso do Forum Viseu, estas preocupações têm levado a que, nos últimos anos, o centro se tenha adaptado para se tornar num agente ativo nesse sentido. Através de uma estratégia integrada, a ampliação de medidas ESG – ambientais, sociais e de governação são já um pilar essencial, chegando também aos lojistas do centro.

Gerido pela Multi Portugal, o Forum Viseu apresenta atualmente dados positivos no que diz respeito a reduções de energia, na ordem dos 10% e de 15% relativo à utilização de gás. Estes dados fazem um comparativo a 2019, pois trata-se do ano mais recente em que o centro estava em pleno funcionamento, como atualmente. Também em ações especiais, como o caso do Natal, o Forum Viseu já utiliza iluminação totalmente LED e, no último ano, recorreu a elementos decorativos feitos em material bio print, reciclável e biodegradável.

Catarina Mané, Diretora do centro, refere ainda que “Os resultados que temos tido têm-se superado de ano para ano relativamente aos indicadores de poupança. Inclusivamente, no Forum Viseu, este alinhamento ambiental estende-se também aos nossos lojistas que, seja através do ambiente mais green ou de uma experiência de compra mais sustentável, tem já estas preocupações no seu ADN.”

A Multi Portugal, empresa gestora do Forum Viseu, foi a primeira empresa do sector a aplicar na gestão diária dos seus ativos o Sistema de Gestão Integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de atividade de um centro comercial, onde também se insere a gestão ambiental. Para além disso, teve sob sua gestão o primeiro centro comercial da Europa e o segundo do Mundo a serem certificados com a ISO14001, uma norma que possibilita que todas as organizações desenvolvam práticas sustentáveis nos seus produtos e serviços, e o único em Portugal a obter o registo EMAS, um mecanismo voluntário desenvolvido pela Comissão Europeia que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações. Em junho de 2023, a Multi Portugal orgulha-se também de integrar o conjunto de centros comerciais que, desafiados pela APCC – Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assinaram um pacto para a sustentabilidade, composto por três pilares fundamentais – sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e comprometimento com a economia e com a ética – e que incorpora o compromisso de integrar práticas sustentáveis em todos os aspetos das operações dos centros comerciais.

Além disso, no último Corporate Social Responsability Report (CSR) a Multi Portugal assumiu alguns compromissos com os United Nations Sustainable Development Goals (UNSDG), entre os quais, o SDG13 onde se compromete a tomar medidas, sempre que necessário, para combater as alterações climáticas e a estabelecer objetivos de redução de carbono no decorrer de todas as suas operações.