Geocaching em Oliveira de Frades reúne centenas de participantes a nivel mundial

Mais de 500 pessoas irão reunir-se de 11 a 13 de agosto de 2023 para uma caça ao tesouro tecnológica de três dias pelas ruas, serras, rio e outras maravilhas naturais, pré-históricas e culturais de Oliveira de Frades, num evento aberto a pessoas de todas as idades.

“Love Love… Oliveira de Frades” é o nome do Mega-Evento Internacional de Geocaching, organizado pelo grupo 100espinhos em parceria com a Associação de Trabalhadores e o Município de Oliveira de Frades, que terá lugar em Oliveira de Frades de 11 a 13 de agosto de 2023. Esta vila receberá centenas de pessoas de todo o mundo que desejam descobrir os tesouros escondidos pelo Município, assim como conhecer os recantos e encantos deste paraíso natural português.

O programa pretende divulgar as maravilhas e os tesouros escondidos em Oliveira de Frades, entre os seus rios e serras, assim como disponibilizar aventuras para todas as idades. Assim, decorrerão paralelamente diversas atividades e várias surpresas, incluindo uma visita ao Museu Municipal, passeios pedestres pelo centro histórico da vila e por trilhos do concelho, plantação de árvores e ainda degustação do famoso frango do campo.

Com os mais aventureiros visitaremos também o Rio Teixeira, a Linha do Vouga e por fim a grande catedral do Neolítico, o Dólmen de Antelas! O «coração» do Mega-Evento será no Parque Urbano de Oliveira de Frades (N 40 43.784 W 008 10.447).

Estará aberto durante os três dias das 14:15h às 23h, exceto no domingo, último dia, em que encerrará às 17h. A entrada e participação nas várias atividades do Mega-Evento é gratuita. Os curiosos são também convidados a vir conhecer o mundo do Geocaching e partilhar bons momentos com os aficionados deste passatempo mundial.

Os participantes terão ainda oportunidade tirar fotos com Signal The Frog (mascote do Geocaching) e de partilhar as suas experiências com a Lackey Oceansazul vinda de Seattle, do Geocaching HQ.

Geocaching

O Geocaching é uma atividade mundial que mistura três interesses: tecnologia, caça ao tesouro e gosto pelo exterior, sobrepondo o mundo virtual ao mundo real. Os praticantes (geocachers) deslocam-se até locais indicados online por outros participantes e, com a ajuda de coordenadas GPS, buscam pistas ou pequenas caixas (geocaches).

As geocaches são geralmente são escondidas em sítios de interesse histórico, cultural ou natural, tais como paisagens, monumentos, ou mesmo cascatas perdidas. O principal objetivo é dar a conhecer novos locais ou descobrir pequenos tesouros escondidos em espaços que, de tão conhecidos, se tornam quase invisíveis.

Um Mega-Evento de Geocaching é um encontro de mais de 500 pessoas, com vista a fortalecer a amizade que nasce entre jogadores e à partilha de momentos inesquecíveis.

Mais informações: Site do Mega-Evento Geocaching.com: https://coord.info/GC8CA4K Facebook: https://www.facebook.com/100Espinhos