Guardiã das Feiras Populares do país abre portas e comemora os 900 do Foral de Viseu

Abertura oficial da Feira de São Mateus está agendada para as 21H30, junto à Porta de Viriato. Em agosto e setembro, no âmbito das comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu, o certame acolhe espetáculos e performances, da música ao teatro, passando pela animação de rua, visitas de Dona Teresa e a sua “Corte” e outras iniciativas temáticas promovidas pelo Município

Com 631 anos de existência, a Feira de São Mateus está bem viva – e recomenda-se! Esta quinta-feira, dia 10 de agosto, o Campo de Viriato, que nas últimas semanas esteve em transformação para acolher aquela que é a Guardiã das Feiras Populares do país, abre oficialmente ao público, para mais uma edição do certame, que se prolongará até 21 de setembro, Dia de São Mateus e do Município. A abertura oficial será pelas 21H30, junto à Porta de Viriato.

Na estreia desta edição, marca presença o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que acompanhará o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Presidente da VISEU MARCA, Pedro Alves – bem como o restante Executivo Municipal e Comitiva -, num périplo pelo recinto, o qual iniciará na Praça de Viriato, com o acompanhamento do Grupo de Zés Pereiras de São Martinho (Orgens). Haverá lugar aos discursos oficiais, seguindo-se a ligação da iluminação decorativa, momento abrilhantado pela atuação da dupla Raquel&Rodrigo, e o tão aguardado fogo-de-artifício. Em palco, a atuação do grupo BE-DOM marcará a noite de abertura, a partir das 22 horas.

Em 2023, o Município de Viseu volta a apresentar, no corredor do Multiusos de Viseu, uma exposição dedicada aos projetos e iniciativas municipais, intitulada “Viseu (n)o Coração de Portugal”, apresentando o desenvolvimento territorial dos últimos anos, através de uma mostra fotográfica de 112 peças.

Também neste ano especial, em que o concelho celebra os 900 anos da outorga do Foral de Viseu por Dona Teresa, considerada a Rainha de Portugal, o espaço apresenta uma exposição adicional, exibindo uma peça de especial relevância: a Carta de Foral. Os visitantes poderão ver de perto o documento, uma cópia fiel do original, e ler mais sobre as palavras que Dona Teresa escreveu a Viseu quando dele fez concelho. Nesta noite, ambas as exposições serão também formalmente inauguradas pela Comitiva que integra a abertura desta 631ª edição da Feira.

Nos meses de agosto e setembro, a par do extenso cartaz musical, cultural e desportivo, da gastronomia, diversões e tantos outros atrativos que a feira franca proporciona a todos os viseenses, visitantes e turistas, o Município de Viseu dinamiza uma programação complementar, no âmbito das comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu.

De salientar a realização de dois espetáculos, protagonizados por Companhias estrangeiras, provenientes do Reino Unido e da França.

O primeiro acontece já esta sexta-feira, dia 11 de agosto, com um primeiro momento pelas 20H30 e outro pelas 23H45. Intitulado “The Heliosphere”, este será um espetáculo aéreo, apresentado no Campo de Viriato pela Companhia inglesa “The Dream Engine”. Música e acrobacias são os ingredientes deste espetáculo, que cruza o talento de artistas com a criatividade e a magia do voo. A primeira atuação foi em abril de 1998 e, desde então, a Companhia tem apresentado este espetáculo um pouco por todo o mundo – cerca de 67 países, com uma média de 60 espetáculos por ano.

Neste dia 11 de agosto, destaque para o momento simbólico de entrega do Certificado de Sustentabilidade da Feira de São Mateus, pelas 20H30. Recorde-se que esta é a primeira feira, a nível nacional, a obter este reconhecimento, que se aplica nas vertentes social, económica e ambiental.

Ainda em agosto, no dia 25, o Picadeiro será o palco do espetáculo de teatro “The Herbert’s Dream”, protagonizado pela Companhia francesa “Des Quidams”. Um espetáculo de luz, movimento e magia, em que várias personagens, longas figuras brancas, se cruzam, transformam e elevam, através da sua energia, uma estrela luminosa até ao céu. Desde 1997, a Companhia apresentou já este espetáculo em 40 países, num total de mais de 1500 performances.

Mas as propostas não se ficam por aqui. A animação de rua será outro dos principais ingredientes desta programação multidisciplinar.

Companhia Projeto EZ apresentará ao público duas propostas imperdíveis, que irão entreter miúdos e graúdos, ao longo do Picadeiro. A primeira, a 1 de setembro, ao final da tarde, com os “EZ Sapadores”, uma dupla de Bombeiros Sapadores loucos que, a bordo do seu carro apetrechado, prometem “não ajudar” e apenas atrapalhar, num cenário onde tudo pode acontecer. A segunda, no dia 15 de setembro, com a “Caravana”, uma casa desconstruída propositadamente para uma aventura itinerante, em que o público é convidado a invadir as suas várias divisões, numa experiência sensorial que irá proporcionar muito momentos de animação.

Destaque ainda para a Brigada das Cores, a 20 de setembro. Um espetáculo minimalista, apresentado por um grupo de artistas que recorrem a técnicas de mímica, de sombra e de movimentos, para expressar diversos gestos do dia-a-dia, que “congelam”, quase em forma de estátuas vidas, e que suscitam momentos de alegria e reflexão.

Ainda no Picadeiro, a 8 de setembro, há mais um momento de animação de rua programado, este alusivo ao Novo Circo, com a performance da Companhia Malatitsch.

A programação das comemorações dos 900 anos do Foral contempla ainda uma viagem pelo universo da clarividência, com a presença de Eurus, o vidente da Feira de São Mateus, que estará instalado nos Aposentos Reais Regina Tarasia, junto à Praça de Viriato, para “receber os inquietos e curiosos, que anseiam por previsões e soluções”. Será nos dias 13, 20 e 27 de agosto e 7, 14 e 21 de setembro, entre as 21H30 e as 21 horas.

De 10 de agosto a 21 de setembro, a Feira de São Mateus promete momentos inesquecíveis! Renova-se o cartaz musical, reforça-se a aposta na sustentabilidade, propõem-se novas experiências e desafios, mas mantém-se a essência desta Feira secular. Toda a programação está disponível para consulta em www.feirasaomateus.pt.