Feira das Tradições de Pinhel sob o signo “Água e Sustentabilidade: um Desafio para Todos”.

A 29ª edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel vai ter lugar no Centro Logístico, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, e promete mais um fim de semana de promoção territorial, tendo por base as artes e os ofícios, assim como os saberes e sabores locais e regionais, a par daquele que pretende ser “O Melhor Cartaz de Sempre!”.

RUI VELOSO, GOLDEN GYPSIES, WET BED GANG, DJ KURA, QUIM BARREIROS, SANGRE IBÉRICO E NUNO RIBEIRO são os cabeças de cartaz, mas o programa ainda inclui dois grandes tributos às míticas bandas QUEEN e PINK FLOYD, a animada banda espanhola R.A.Y.A. e a portuguesa KAPITTAL, os DJs KIMONO e DEI SANTI, além da habitual presença das formações pinhelenses – Banda Filarmónica de Pinhel e Academia de Música de Pinhel (com a participação da Universidade Sénior), Banda Filarmónica de Pínzio, Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires e, finalmente, os grupos de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, de Alverca da Beira / Bouça Cova, do Safurdão e de Vascoveiro.

É esperada a participação de cerca de 200 expositores, incluindo todas as Freguesias do Concelho de Pinhel, representações institucionais, Saberes e Sabores, Atividades Económicas e, finalmente, as Tasquinhas, com restaurantes e bares, espaço onde também têm lugar os espetáculos.

No que diz respeito ao programa, destaque para o Desfile Alegórico que abre a Feira das Tradições, sexta-feira, com início pelas 14.30h, junto à Escola Secundária, percorrendo a Av. Carneiro de Gusmão, a Av. Frederico Ulrich e a Rua da República, terminando junto à Câmara Municipal.

Segue-se a inauguração da 29ª Feira das Tradições e Atividades Económicas, agendada para as 18.00h, no Centro Logístico de Pinhel.

Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espetáculos de vários géneros (acima mencionados).

Para uma abordagem mais completa ao tema retratado nesta 29ª edição, destaque ainda para a realização de um Colóquio, sábado, dia 10, a partir das 14.30h. Antes disso, serão entregues os prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel 2023 também ele dedicado ao tema “Água e Sustentabilidade: um Desafio para Todos”.

Quanto ao preço das entradas na 29ª Feira das Tradições e Atividades Económicas de Pinhel, importa referir que na sexta-feira, dia 9, o acesso ao evento terá o custo de 3 euros. O mesmo valor será aplicado no sábado, dia 10. Já no domingo, dia considerado mais familiar, a entrada na Feira das Tradições será gratuita. Acresce a possibilidade de compra antecipada de pulseira de acesso geral, com o valor de 6 euros, mas com a vantagem de não ter de passar pelas bilheteiras.

Programa

Sexta-feira | 9 de fevereiro

14.30h: DESFILE de CARNAVAL pela Comunidade Escolar (ruas da Cidade)

18.00h: INAUGURAÇÃO OFICIAL da 29ª Feira das Tradições (Palco Freguesias)

21.00h: Concerto Banda Filarmónica de Pinhel, Academia de Música de Pinhel e Universidade Sénior de Pinhel (Palco Freguesias)

22.00h: THE GREAT GIG – TRIBUTO AOS PINK FLOYD (Palco Sagres)

23.30h: RUI VELOSO (Palco Sagres)

00.00h: Encerramento dos espaços de exposição

01.00h: GOLDEN GYPSIES (Palco Sagres)

03.00h: DJ KIMONO (Palco Sagres)

Sábado | 10 de fevereiro

10.00h: Abertura da Feira e dos espaços de exposição

14.30h: COLÓQUIO “ÁGUA E SUSTENTABILIDADE: UM DESAFIO PARA TODOS” (*) (Sala Colóquios)

Oradores convidados:

(*) Antes da sessão de abertura do Colóquio será feita a entrega de prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel 2023 (Sala Colóquios)

16.00h: FESTA DA MÚSICA POPULAR

Atuação dos Grupos de Música Tradicional do concelho de Pinhel (Palco Freguesias)

– Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel

– Grupo de Concertinas de Safurdão

21.00h: Concerto BANDA FILARMÓNICA DE PÍNZIO (Palco Freguesias)

22.00h: KIND OF MAGIC – QUEEN TRIBUTE (Palco Sagres)

23.30h: WET BED GANG (Palco Sagres)

00.00h: Encerramento dos espaços de exposição

01.00h: R.A.Y.A. (Palco Sagres)

03.00h: DJ KURA (Palco Sagres)

Domingo | 11 de fevereiro

10.00h: Abertura da Feira e dos espaços de exposição

14.30h: FESTA DA MÚSICA POPULAR

Atuação dos Grupos de Música Tradicional do concelho de Pinhel (Palco Freguesias)

– Rancho Folclórico “A Flor do Campo”, de Souropires

– Grupo Sons da Concertina, de Alverca da Beira

– Grupo de Concertinas de Vascoveiro

17.00h: QUIM BARREIROS (Palco Sagres)

18.30h: CONCURSO DE MÁSCARAS (Palco Sagres)

21.30h: SANGRE IBÉRICO (Palco Sagres)

23.00h: NUNO RIBEIRO (Palco Sagres)

23.00h: Encerramento dos espaços de exposição

00.30h: GRUPO KAPITTAL (Palco Sagres)

02.30h: DJ DEI SANTI (Palco Sagres)