Cerca de 350 alunos das aldeias de Mangualde visitam a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Esta segunda e quarta-feiras (4 e 5 de março), cerca de 350 alunos das aldeias do concelho de Mangualde, em transporte disponibilizado pelo Município, vão à Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

A iniciativa insere-se no projeto “Livros Sobre Rodas”, que tem como principal objetivo promover a igualdade de oportunidades, ao permitir que os alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mangualde, que vivem fora da cidade, frequentem , uma vez por mês,  a biblioteca e adquiram hábitos de leitura.

Neste mês de março, dedicado ao tema da igualdade de género e combate à discriminação, as crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino de Chãs de Tavares,Cubos, Cunha Baixa, Fagilde, Gandufe, Matados, Mesquitela, Moimenta Dão, Santiago de Cassurrães, Tibaldinho e Vila Garcia, vão assistir à dramatização do conto adaptado “As ideias da Bia” de Elizabeth Baguley.  Este é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) que relata a história de uma menina que, com muita paciência e criatividade, consegue conquistar o território exclusivo de dois rapazes.

Na sala de leitura infanto-juvenil “Ana de Castro Osório” estão também disponíveis publicações sobre a igualdade de género, que podem ser consultadas na Biblioteca ou requisitados para empréstimo domiciliário.

“Livro sobre Rodas” insere-se no Plano Municipal Para a Igualdade e Não-Discriminação, um instrumento promotor e executor da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação — Portugal + Igual (ENIND).