Projeto “Planta Bosques”: Cerca de 5 mil árvores vão ser plantadas em Castro Daire

No dia 23 de março, cerca de 4 a 5 mil unidades de Carvalhos e Castanheiros vão ser plantados no lugar de Cujó em Castro Daire entre as 9h45 e as 17h por mais de 100 voluntários portugueses e espanhóis.

Conhecido como Planta Bosques, o evento é organizado conjuntamente pela TREVO – Associação Cidadania Ambiental e Participação Social, Câmara Municipal de Castro Daire e ADENEX – Associação de Defesa da Natureza e dos Recursos da Extremadura.

O Planta Bosques é um projeto de voluntariado, de solidariedade e de consciência e compromisso com o ambiente, materializando-se essencialmente numa intervenção direta no território através da plantação de árvores autóctones da floresta mediterrânica e na conservação de áreas florestais de especial interesse.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Associação Espanhola ADENEX, Direção Geral do Ambiente e Instituto da Juventude do Governo da Extremadura, Espanha, desenvolvido no âmbito do VI plano da juventude. Depois dos incêndios que ocorreram na Extremadura, Espanha, no verão de 2003, causadores de grande devastação, a ADENEX, como resposta ao sucedido, iniciou na Extremadura um projeto de voluntário ambiental sem precedentes até aos dias de hoje. Assim nasceu o projeto de reflorestamento inicialmente denominado “Plante Fire”. Com o sucesso do primeiro ano, o Projeto foi rebatizado de “Planta Bosques”, nome que sustenta até à atualidade, passando a ter diversas ações de reflorestação por ano, sendo, sempre que possível, uma delas, efetuada em Portugal.

Assim, o Projeto Planta Bosquesconta já com 20 anos de atividadee muitas ações realizadas entre Espanha e Portugal com mais de 15 mil voluntários que plantaram cerca de 400 mil árvores.