Museu Marítimo de Ílhavo assinala Semana do Turismo Industrial com exposições

No âmbito da Semana do Turismo Industrial, promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, a que o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio Museu Santo André se associou, será inaugurada a exposição “Coleção Manuel Mário Bola”, na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré, no dia 23 de março, pelas 18 horas.

Esta exposição traz a público a coleção que foi adquirida pelo Município de Ílhavo em 2021 a Manuel Mário Bola, exímio construtor de modelos de embarcações e colecionador de inúmeros objetos que carregam a memória da pesca do bacalhau e da cidade da Gafanha da Nazaré.

No sábado, dia 23, o Navio Museu Santo André será o anfitrião da programação da Semana do Turismo Industrial, com ofertas para todos os públicos.

“Da mesa de escala à mesa da seca” é um roteiro turístico que terá início às 16h00 no Parque de Pesca do Navio Museu Santo André e continuará com a visita a empresa Bacalhau Barents no Porto de Pesca Longínqua.  Um pouco antes, às 15h00, terá lugar uma visita especial com ex-tripulante, intitulada “O coração do Navio”, com a presença de José Raposo, um antigo maquinista de navios da pesca do bacalhau.

Igualmente no dia 23, com sessões às 11h00 e novamente as 16h30, o porão de salga do navio será o palco de um espetáculo de marionetas, intitulado “Deserto”, do encenador Rui Queiroz de Matos. Esta performance pretende ser um alerta para a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta, remetendo para o Dia Mundial da Água, que se comemora no dia anterior.  Esta ação destina-se a crianças com mais de 3 anos de idade.

À noite, no Museu Marítimo de Ílhavo, terá lugar mais uma sessão do Ciclo de Cinema Ideologias do Mar, que em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, exibe o filme “Eram duzentos irmãos”, de Armando Vieira Pinto. 

O fim de semana continua no dia 24, das 14 horas às 18 horas, com uma oferta para famílias. “Da Proa à Popa” é um peddy papper, que leva os mais novos a descobrir o Navio Museu Santo André, de forma lúdica e desafiante.

Para mais informações ou inscrições visitas.mmi@cm-ilhavo.te ou através do contacto telefónico do Museu Marítimo de Ílhavo 234 329 990.