Albergue para peregrinos de Santiago inaugurado em Magueija

A antiga Escola Primária de Magueijinha é agora o primeiro albergue constituído oficialmente no concelho de Lamego de apoio aos peregrinos do Caminho Português Interior de Santiago. O novo alojamento tem capacidade para 12 pessoas e já está aberto ao público.

A União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca viveu esta terça-feira, 16 de abril, um dia de festa ao inaugurar o Albergue de Magueija que será gerido pela junta de freguesia local. Dezenas de pessoas acompanharam o Presidente da Câmara Municipal de Lamego e a Presidente da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, Ana Rita Dias, neste ato público.

“Os Caminhos de Santiago dinamizam os territórios que atravessam e contribuem para a diversificação da oferta turística local ao longo do ano. Possuímos muitas riquezas que têm de continuar a ser exploradas, como a hospitalidade e a bondade das nossas gentes. Magueija tem uma dinâmica muito própria ligadas às tradições e uma paisagem idílica que deslumbra quem passa por estas terras. É vontade da autarquia promover a abertura de novos albergues noutros pontos do concelho”, destaca Francisco Lopes.

Localizado junto à EN2, o novo albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago possui um dormitório, uma cozinha, uma zona reservada a sala de convívio e sanitários completos. Tem ainda um logradouro muito aprazível para descanso dos peregrinos. A criação do novo equipamento enquadra-se na candidatura “Valorização do Caminho Português Interior de Santiago”, apresentada pelos oito municípios que compõem este Caminho ao Turismo de Portugal.