Penamacor comemora os 50 anos da Revolução de 25 Abril com programa anual de atividades

Comemora-se este ano o quinquagésimo aniversário da Revolução dos Cravos, ocorrida a 25 de Abril de 1974. Um acontecimento que se tornou numa das datas mais importantes para as comunidades portuguesas: o fim do Estado Novo e a conquista de valores fundamentais que ocuparam um lugar preponderante nas alterações sociais, culturais, económicas e políticas do país.

Com o intuito de criar uma programação para as comemorações, que se iniciam a 19 de abril, foi constituída uma comissão de coordenação com representantes do Executivo Municipal, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia.

Do conjunto de atividades e eventos fazem partes as diversas áreas das artes, como a música, o cinema e o teatro, havendo ainda espaço para diversas atividades de expressão plástica – e não só – que envolvem as diversas gerações da comunidade local. Concebido como um programa colaborativo, nele irão participar os alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches com a criação de elementos decorativos e textos criativos alusivos à Revolução, bem como a Academia Sénior de Penamacor e a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, que irão contribuir com atuações musicais nos momentos chave das comemorações.

Os valores de Abril devem ser celebrados todos os dias e em todo o lado. Por conseguinte, as comemorações, que agregam o vasto programa, celebrar-se-ão em todas as freguesias até ao final do ano de 2024.

O programa anual das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos pode ser consultado no portal do Município de Penamacor, em www.cm-penamacor.pt.