Projeto “Mamãs Ativas – Viver uma gravidez saudável” pretende promover o bem-estar e saúde durante a gravidez

O Município de Viseu e a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) desenvolvem um novo projeto, pensado num dos momentos mais importantes da vida de uma mulher: a gravidez.

O projeto “Mamãs Ativas – Viver uma gravidez saudável” desafia as grávidas a usufruírem de palestras trimestrais, com diversos temas, e de uma aula de exercício físico semanal gratuita, promovendo assim hábitos de vida saudáveis durante o período de gestação.

Este surge de um primeiro desafio da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, idealizado pelos médicos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia – Dr.ª Carolina Canha, Dr.ª Joana Santos e Dr. Nuno Pereira – para a realização de um projeto de investigação acerca do impacto de uma intervenção multidisciplinar que engloba as áreas de Obstetrícia, Medicina Geral e Familiar (MGF), Medicina Física e de Reabilitação, Enfermagem, Nutrição e Exercício Físico em mulheres grávidas.

A Coordenadora da Unidade de Medicina Materna e da Unidade Coordenadora Funcional Materna e Neonatal, Dr.ª Joana Santos, destacou “este projeto visa desmistificar falsos conceitos existentes na sociedade, relativamente a hábitos de vida saudável e à prática de exercício durante a gravidez, alterando profundamente o paradigma da intervenção, do nível terapêutico para a prevenção”.

No entanto, o projeto assume-se agora como uma organização conjunta das duas entidades na promoção de uma gravidez mais ativa, mais saudável, mais feliz, e sem dúvida, mais informada.

“Este é um programa inovador, que visa apoiar e promover a saúde e o bem-estar das mães durante a gravidez e pós-parto, e espero que seja um verdadeiro estímulo de mudanças positivas na nossa cidade”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

A primeira sessão de exercício físico decorreu no dia 20 de abril, às 10H30, na Sala de Desporto da Escola Básica de Jugueiros, e contou com a presença da Vereadora da Saúde do Município de Viseu, Mara Almeida, e o Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, Dr. Eduardo Melo.

“O projeto ´Mamãs Ativas – Viver uma Gravidez Saudável ‘pretende conectar os serviços hospitalares à comunidade para aumentar a literacia em saúde e promover estilos de vida saudáveis. Uma gravidez saudável garante um futuro mais sustentável para a renovação geracional ao promover mais saúde neonatal e infantil. Durante a gravidez, o controlo do peso é fundamental para saúde da mãe e do bebé e os cuidados dietéticos e o exercício físico têm impacto positivo na saúde materna e na redução das complicações do parto.” ressalvou o Diretor Clínico da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, Dr. Eduardo Melo.

Esta primeira sessão de exercício físico foi precedida por uma palestra informativa onde estiveram presentes cerca de três dezenas de mulheres grávidas, acompanhadas por familiares ou amigos, no passado dia 16 de março. Esta palestra decorreu no Departamento de Educação Permanente do Hospital de São Teotónio, e centrou-se na divulgação do projeto, mas também na concretização do seu objetivo: promover hábitos de vida saudáveis, de modo a diminuir riscos na gravidez, parto e pós-parto para a mãe e para o bebé. 

A Vereadora da Saúde, Mara Almeida, relembrou que “a maternidade é uma das experiências mais preciosas e desafiadoras na vida de uma mulher. É um momento de grandes mudanças físicas, emocionais e sociais, e é fundamental que as mães recebam o apoio adequado para enfrentar esses desafios com confiança e segurança”.

Sobre o projeto, Fernando Ruasreforça que “o Município está comprometido em apoiar e alargar iniciativas como esta, que fortalecem laços na comunidade e promovem o bem-estar de todos os nossos cidadãos, ainda mais no ano em que somos Cidade Europeia do Desporto e em que estabelecemos diversas parcerias com instituições locais para a promoção da saúde e bem-estar”.

Para obter mais informações, as interessadas podem contactar o Serviço de Ginecologia – Obstetrícia da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão Lafões, através dos contactos 232 420 500 (chamada para a rede fixa nacional), ou do e-mail: mamasativas.viseu@gmail.com; ou a Divisão de Desporto, Saúde e Juventude do Município de Viseu, através do 232 411 359 (chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail: saude@cmviseu.pt.