Já começou a época da Cereja em Resende

A sua riqueza e grande valor nutricional tornam esta fruta um dos alimentos de eleição nesta época, sendo que as cerejas de Resende são as primeiras a surgir em toda a Europa, destacando-se pela sua epiderme vermelha bem pronunciada e pelo seu sabor doce e crocante, conferido pelo microclima e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio Douro.

Este ano, o Município realiza o Festival da Cereja nos fins de semana de 1 e 2, 8 e 9 de junho, alargando-o ao feriado de 10 de junho, numa mostra onde visitantes terão oportunidade de adquirir o suculento fruto, diretamente do produtor, a preços especiais.

Como já é habitual, o certame conta com outros produtos ligados ao fruto (licores, compotas e doces), artesanato local e Cavacas de Resende, bem como animação de rua e animação infantil para os mais pequenos, com diversas atividades e muita diversão.

O cortejo “Marcha das Cerejas” abrilhantará as ruas de vila de Resende, no dia 2 de junho, a partir das 15h00, com carros alegóricos e a participação de cerca de 500 marchantes, que vão apresentar marchas populares alegres e coloridas, representando as 11 freguesias do concelho.

De referir que a Cereja de Resende é o fruto de excelência do concelho, dinamizando a economia local e um número significativo da população, tendo vindo a conquistar, ao longo dos anos, um lugar de destaque no panorama nacional.