Lamego lança projeto-piloto de recolha de biorresíduos

O Município de Lamego acaba de lançar um projeto-piloto de recolha de biorresíduos no concelho.
Numa primeira fase, estão a ser disponibilizados pequenos contentores de sete litros nas habitações abrangidas por esta campanha. No espaço público, vão ser colocados contentores de 800 litros para deposição de resíduos orgânicos, enquanto que, para o canal horeca, está prevista a entrega de contentores de 120 e 240 litros.

Em simultâneo, a autarquia está a promover visitas de sensibilização e adesão, porta a porta, aos moradores das zonas abrangidas, para a apresentação do projeto, com a entrega de folhetos explicativos.

Sob o mote “+VALOR, Todos juntos vamos gerar mais valor para o ambiente”, o projeto-piloto abrange as urbanizações da Nossa Senhora da Saúde, Monsanto, Franzia, S. Vicente e o canal horeca da cidade (setor da restauração, cantinas municipais, cafetarias e similares).

Tem como principais objetivos reforçar a reciclagem e a valorização de biorresíduos, reduzir as quantidades de resíduos depositadas em aterro e promover a economia circular, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e da neutralidade carbónica e climática.