Mangualde acolhe apresentação de livro para alertar para doença de Alzheimer

“O Meu Avô Não Sabe as Estações do Ano” é o livro de Alexandra Brás, que será apresentado em Mangualde, no próximo dia 11 de maio, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

O Município acolhe esta iniciativa com o propósito de alertar para a doença de Alzheimer, a temática abordada nesta obra.

De acordo com o último estudo (2017) da OCDE, Portugal é o quarto país com o maior número de casos de demência por cada 1.000 habitantes, no entanto, está entre os países com a pior resposta para este problema.

Alexandra Brás, de 43 anos, é responsável de laboratório numa empresa da indústria têxtil automóvel e também celebra cerimónias simbólicas na Once Upon a Time. Mãe de Rita, de dez anos, escreveu este primeiro livro, inspirada pela leveza da filha e pelo pai, que sofre da doença de Alzheimer.

A história é contada pela voz da pequena Rita, que dá a conhecer a realidade do avô, com o objetivo de consciencializar os mais velhos e ensinar os mais novos acerca da doença.

A apresentação do livro “O Meu Avô Não Sabe as Estações do Ano” irá contar com Alexandra Brás e Marta Menano, fotógrafa documental de família, premiada a nível mundial no This is Reportage Family com três fotografias, sendo que uma delas retrata a rotina de um familiar com demência.

O presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida,  e a vereadora da Ação Social Maria José Coelho também estarão presentes.