UEPS promove Cerimónia Pública e Exposições de Meios na Guarda

No âmbito do 4º aniversário da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), sedeada na Guarda, a UEPS promove algumas iniciativas para comemorar a data, na próxima sexta-feira, dia 10 de maio. O Município da Guarda associa-se a este aniversário, divulgando estas atividades que têm livre acesso.

A Cerimónia Militar do Dia da Unidade terá lugar no Parque Urbano do Rio Diz, pelas 11h00. Trata-se de uma cerimónia pública, inédita na Guarda, que envolve mais de 250 militares e respetivos Meios Móveis e que conta com: Honras militares à Alta Entidade; Revista às Forças em Parada

Integração do Estandarte Nacional; Alocuções; Imposição de Condecorações; Imposição de Boinas de Curso; Homenagem aos Mortos; e  Desfile das Forças em Parada.

Para além desta iniciativa, ficará também patente no Parque Urbano, nesta data, uma Exposição Estática de Meios, que poderá ser visitada por toda a população.

Recorde-se que a UEPS é uma Unidade especializada da Guarda Nacional Republicana, criada pelo Decreto-Lei n.º 113/2018, de 18 de dezembro, que tem como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro, incluindo a inspeção judiciária em meio aquático e subaquático.

Sucede ao anterior Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), criado em 2006, através do Decreto-Lei n.º 22/2006, de 02 de fevereiro.