Viseu Dão Lafões regista aumento de empresas Gazela

O número de empresas Gazela da região Centro alcançou, em 2023, o registo mais elevado dos últimos 12 anos. São 135 empresas jovens que, em pouco tempo, registam um crescimento notável, tanto em termos de emprego, como de volume de negócios.Das 135 empresas reconhecidas, 19 estão localizadas em municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões: nove em Viseu, três em Vouzela, duas em Carregal do Sal e uma em Castro Daire, Mangualde, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Sátão.

De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P.(CCDR Centro), que pelo décimo segundo ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos para a CIM Viseu Dão Lafões:

  • O número de empresas Gazela identificadas na CIM Viseu Dão Lafões cresceu face ao ano de 2022, passando de 16 para 19 empresas em 2023. Este é o maior número de empresas Gazela registado nesta sub-região desde 2012.
  • Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo quase triplicado as pessoas ao serviço entre 2019 e 2022, que passaram de 184 para 500 trabalhadores nas empresas Gazela da CIM Viseu Dão Lafões.
  • O volume de negócios destas 19 empresas cresceu cerca de cinco vezes, entre 2019 e 2022, pois faturaram 29,9 milhões de euros em 2019 e 140,2 milhões de euros em 2022.

Empresas Gazelas 2023 na CIM Viseu Dão Lafões

  • Treze das 19 empresas Gazela são de pequena dimensão, quatro de média dimensão e duas são microempresas.
  • Sete destas 19 empresas desenvolvem as suas atividades na indústria transformadora (37%), cinco são empresas do setor da construção, duas dos transportes e armazenagem, enquanto as restantes, com uma empresa cada, são do setor da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, da atividade de consultoria, científicas, técnicas e similares, do alojamento, restauração e similares, do comércio e do setor da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio.
  • Das 19 empresas Gazela, 11 são exportadoras, tendo registado 55,6 milhões de euros de exportações em 2022 (em 2019, as exportações ascendiam a 4,8 milhões de euros e nove empresas eram exportadoras).

O evento de reconhecimento das Empresas Gazela irá realizar-se no próximo dia 22 de maio, no município de Vagos, e contará com a presença do Senhor Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.