Albergaria-a-Velha volta a ser Capital do Pão

De 31 de maio a 2 de junho, o Município de Albergaria-a-Velha promove a 11ª edição do Festival Pão de Portugal, reunindo produtores de pão de todo o país que apresentam cerca de 70 propostas tradicionais ou arrojadas, doces ou salgadas, para experimentar. 

Ao longo dos três dias, estarão a laborar dois fornos a lenha para a confeção de um pão mais rústico e de sabor artesanal. Queijos, enchidos, compotas e uma série de produtos complementares estarão presentes na Quinta da Boa Vista. 

O certame inclui ainda um vasto programa que inclui música, animação infantil, showcooking, oficinas e visitas aos moinhos, entre outras ações. 

Na sexta-feira, às 22h, Nel Monteiro sobe ao palco do Festival Pão de Portugal para uma noite de música popular. Já no sábado, os Lucky Duckies prometem uma viagem aos anos 50 e 60 do século passado, quando o swing e o rock’n’roll dominavam as pistas de dança. Ainda na vertente cultural, serão organizadas visitas guiadas à exposição “Recursos Hídricos: História, Sociedade e Saber”, patente na Biblioteca Municipal.

Inspirados pelo pão, os chefs Emídio Concha de Almeida (31 de maio), Hélio Loureiro (1 de junho) e Fábio Bernardino (2 de junho) vão apresentar receitas práticas para fazer em casa nas sessões de showcooking. Serão também dinamizadas oficinas de pão na zona de padaria.

Com o Dia da Criança a ser celebrado no sábado, dia 1, os mais novos podem contar com várias atividades no fim de semana. No recinto podem divertir-se nos insufláveis, trampolins e outros equipamentos lúdicos em permanência nos dias 1 e 2 de junho, ou então, inscrever-se no showcooking infantil, na oficina de cerâmica ou participar numa sessão especial de conto – oficina “Aos Sábados, Conto Contigo!”

O Festival Pão de Portugal convida a descobrir o património molinológico de Albergaria-a-Velha. No sábado, haverá visitas guiadas a vários núcleos espalhados pelo Concelho e o passeio Rota dos Moinhos em Land Rover. Na manhã de domingo, e como já é tradição, o Trail Rota dos Moinhos – este ano sob o lema “Vou ficar um Pão” – contará com centenas de pessoas a caminhar e a correr por trilhos que valorizam a antiga tradição de moer o cereal.

A entrada no recinto do Festival Pão de Portugal é gratuita.