Dirigentes da União Europeia conheceram em Bruxelas os resultados do projeto LIFE Landscape Fire

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões organizou ontem (22 de maio), em Bruxelas, o terceiro e último workshop da série “Igniting Change”, em que apresentou os principais resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire. À semelhança dos workshops anteriores, em Mangualde (17 de abril) e Madrid (7 de maio), esta sessão final deu a conhecer as propostas mais significativas para a prevenção dos incêndios rurais.

O projeto LIFE Landscape Fire, liderado pela CIM Viseu Dão Lafões, visa a implementação de técnicas inovadoras de prevenção de incêndios, como o apoio ao pastoreio extensivo e o uso estratégico do fogo controlado. Estas metodologias têm-se mostrado eficazes na redução de riscos e na proteção da biodiversidade.

workshop de ontem, realizado na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (UE), na capital belga, teve como tema central “Agir Agora”. A sessão de abertura contou com intervenções de Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, e Ruben Castro Pereira, Adido para o Ambiente e as Florestas na Representação Permanente (REPER) de Portugal junto da UE.

André Mota, chefe da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, apresentou os principais resultados do projeto, a que se seguiu uma mesa-redonda moderada por Teresa Presas, Consultora Sénior na Magellan Circle. O debate contou com a participação de Humberto Delgado Rosa, Diretor para a Biodiversidade na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Ana Rocha, Diretora das Políticas Agrícolas e Florestais da UE na Organização Europeia de Proprietários de Terras, e João Silva, Responsável Político na Direção-Geral da Proteção Civil Europeia e das Operações de Ajuda Humanitária.

Ruben Castro Pereira, Adido para o Ambiente e as Florestas na REPER de Portugal junto da UE, deu as boas-vindas e manifestou o agrado em receber naquele local a apresentação de um projeto de referência no domínio do ambiente e da floresta, endereçando os parabéns à CIM Viseu Dão Lafões. 

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, o conjunto dos três workshops mostrou que há alternativas viáveis na prevenção dos fogos rurais. “Com este terceiro evento, desta vez em Bruxelas e na REPER, tivemos, mais uma vez, a oportunidade de demonstrar que a prevenção dos incêndios pode ser bem-sucedida recorrendo a métodos ancestrais, como a pastorícia, bem como o fogo controlado. O workshop de ontem, em especial, juntou altos dirigentes da Comissão Europeia, o que certifica a atenção que a Comissão dedicou a este projeto. Os resultados obtidos pelo LIFE Landscape Fire, que liderámos desde a primeira hora, oferecem uma base sólida para futuras estratégias de prevenção que esperamos aplicar no nosso território, através do envolvimento de todos os parceiros, e envolvendo outras regiões da Europa”, sublinha.

“Aproveito para agradecer o trabalho incansável, realizado desde 2019, pelos nossos parceiros no projeto: o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro. As estratégias de eficiência coletiva, a nível intermunicipal e europeu, são fundamentais para o desenvolvimento de projetos que sejam indutores de boas práticas e de concretização de politicas públicas.”, acrescenta Nuno Martinho.

LIFE Landscape Fire – um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões

Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire teve por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território.

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, no aviso de 2018 na Área do Ambiente. Além da CIM, teve como parceiros a o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.

Desde o início do projeto LIFE Landscape Fire, a CIM Viseu Dão Lafões desenvolveu eventos de grande importância, em conjunto com todos os parceiros. Um dos eventos mais marcantes aconteceu em 2023, com a visita do Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginius Sinkevičius, à Aldeia da Coelheira, no município de São Pedro do Sul, onde assistiu a uma ação de fogo controlado. Outro momento relevante foi o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, que decorreu em Viseu, assim como uma visita de campo de três dias na Região da Extremadura, em que os participantes conheceram locais intervencionados pelo projeto.

Para mais informações sobre o projeto LIFE Landscape Fire, visite life.cimvdl.pt.