Concelho de Tondela estreia-se na lista das praias com Qualidade de Ouro

O espaço de Lazer do Paraíso, em São João do Monte, estreou-se este ano na lista das “Praias com Qualidade de Ouro”, um galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Aquela zona ribeirinha, localizado em plena Serra do Caramulo, é uma das nove estreantes na listagem.

Nesta edição de 2024, a Quercus atribuiu o selo de “Qualidade de Ouro” a 420 praias, 61 delas situadas no interior ao país, entre as quais a Zona de Lazer do Paraíso.

O galardão é atribuído pela associação ambientalista há mais de uma década por forma a distinguir a qualidade da água balnear das praias de portuguesas com base na informação pública oficial, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.

O Paraíso é uma das zonas de lazer e recreio mais procuradas não só pelos habitantes do concelho, como pelos turistas para se refrescarem no verão.

O Município aplaude esta distinção da Quercus que considera ser mais do que merecia para este que é um espaço de excelência e um dos postais de visita da União de Freguesias de São João do Monte e Mosteirinho.

Apesar da boa qualidade da água, agora atestada pela Quercus, o Paraíso não pode ser considerado, pela legislação em vigor, uma praia fluvial por não ter assegurada a vigilância aos banhistas.