Tradição do Madeiro cumpriu-se em Penamacor

Na passada noite de 23 para 24 foi aceso o maior madeiro do país, em Penamacor. O dia começou com o mercado de Natal pronto para receber as centenas de pessoas que se deslocaram à vila para assistir ao momento mais aguardado deste evento.

O dia foi pautado uma grande animação e espetáculos de rua, houve espaço para a apresentação do livro É Véspera de Natal, da autora Marisa Lucas, na sala polivalente da Escola de Música, no antigo Quartel, durante a tarde.

À noite, na contagem decrescente para o atear do madeiro, a população e visitantes foram brindados com o concerto de gospel – do conjunto Shout Gospel, na Praça Vila Madeiro. À medida que as pessoas se foram concentrando na principal artéria da vila, a Malta de 2003 efetuou os últimos preparativos para o momento mais aguardado – por eles, que mantém a chama da tradição dos seus antecessores, e por todos os que ali se reuniram.

Ao som da música, orquestrada, sobretudo, por populares que se juntam aos festejos, o maior madeiro do país foi aceso e Penamacor voltou a ganhar a chama que aquecerá a vila nestes primeiros dias de inverno até dia 6 de janeiro, dia de Reis, conforme dita a tradição.